Autor Tópico: Como Lavar o Carro!  (Lida 1001 vezes)

nathy

  • Visitante
Como Lavar o Carro!
« Online: Setembro 02, 2007, 12:53:22 pm »
Galera, eu estava hoje no forum do Peugeot Sport Clube, e li esse topico........

Eu achei super interessante as dicas q essa pessoa deu lá na hora da lavagem dos carros, so...
have fun!

Fala PUGmaníacos, 

Acredito que como eu, muitas pessoas gostam de lavar seus carros. Em especial sou LOUCO para cuidar do filhote. 
Esse texto é BEEEEEEEEEEEEEM longo... e está mais p/ BEST WAY do que p/ um HOW TO...rs 

Até pela minha formação ajudar (Eng. Química "não terminei" e Farmácia Bioquímica "formado" , resolvi compartilhar minhas idéias e aperfeiçoar a "Arte de Lavar um Carro ".

Dicas e comentários serão bem vindos .

1) ODEIO lava-car. Nunca fica como eu quero e eles não cuidam do filhote. É como deixar o filho na creche. Vc acredita que tá bem, mas não vê o que fazem com ele,

2) Lavagem propriamente dita:

Água, sabão e pano p/ secar. Simples ??? Não !!!!!

ÁGUA--> sem mistérios. Jogue MUITA água p/ tirar toda a sujeira da lataria como p.e. terra, barro, poeira, areia. Passe a mão p/ ajudar. Pequenas partículas de terra e areia podem riscar a pintura na hora que estiver esfregando com a a esponja ou pano.

SABÃO--> aqui está a TOTAL diferença para cuidar do filhote.

SECANDO--> Depois disso, retire com água (na sombra) e seque com um pano de algodão!!! Camiseta de político é MARAVILHOSO, pois é algodão bom (barato). Mas tome cuidado com a tinta do nome do futuro corrupto pq risca a pintura!!!

Vamos "temperar" mais um pouco no que faz a diferença: COM O QUE LAVAR ???




Detergente de cozinha: não use. Apesar de ser biodegradável, a formulação de alguns é mto alcalina para retirar a gordura e ataca o verniz da pintura. Você não nota logo.... mas um belo dia vai perceber que o brilho do carro tá fraquinho, fraquinho...




Sabão em pó: NUNCA!!! JAMAIS!!! Esses produtos (ex OMO) têm uma formulação extremamente agressiva. Vc já lavou a mão com OMO ??? Experimente e sinta como sua pele fica estranha; pois muitos têm hidróxido de sódio (soda cáustica) que dá adeus ao verniz da pintura. Peças de plástico e borrachas ficam foscas e esbranquiçadas. São muito concentrados e por isso se vc não gastar litros de água no enxágue vão ficar resíduos. Se pegar sol depois, com o tempo vão ficar belas manchas na carroceria e mais desgaste em plásticos e borrachas.




Produtos comercias para lavagens automotivas: (lava auto, vendido em postos, mercados, lojas): Serve ?!?!? sim, mas não aconselho. Por que??? Simples. Qualquer fabricante quer que seu produto funcione, agrade o consumidor e venda cada vez mais. Normalmente esses produtos tem agentes tensoativos fortes (aniônicos e sequestrantes) e concentrados para limpar fácil, tirar manchas, sujeira no menor tempo e esforço. Sendo assim, suas formulações são concentradas para facilitar o trabalho e limpar rápido. São agressivos ao longo do tempo. Atacam da mesma forma que o sabão em pó (omo) mas de uma forma mais lenta.

Então, sendo assim, o que devo usar ????

Eu usava um detergentezinho de cozinha, OMO (afffffffff) ou mesmo esses produtos p/ lavagem de carros (SORTE QUE AINDA NÃO TINHA O 307!!!).

Na faculdade, qdo fiz uma matéria, Farmacotécnica, aprendi mta coisa e mto conhecimento dava p/ usar na área PUGMANÍACA. Um deles foi o shampoo. A diferença entre vc usar qquer produto e usar um shampoo é enorme, tanto estética como técnica. A estética vc lava e depois posta aqui o que achou ou já viu alguém que lava o carro com shampoo. Mas falando na parte mais técnica da coisa, ainda o shampoo:

1) NÃO tem nenhum ponto negativo,

2) RARAMENTE o shampoo causa alergias; as formulações dos produtos de limpeza, vixi, nem comento...

3) pH. Do shampoo vc pode confiar; o chamado "pH fisiológico" (termo não mto correto pois vc não tem somente um pH no organismo.... mas deixa prá lá... ). O pH do shampoo gira entre 5,5 a 6,8 e não causa irritabililidade. Alguns produtos comercias "marcas menos conhecidas" tem valores bem diferentes. Para uma pessoa, a mão não vai cair, ou corroer os dedinhos ... pode nem notar algo, mas a pintura do carrinho, uma hora reclama. E nenhuma indústria (johnson & johnson por ex) vai querer um processo por causa de um simples pH errado na formulação... Esse pH NÃO agride a pintura.

4) No banho: se vc não tirar todo shampoo do cabelo no banho e ficar resíduos, sem problemas. Não vai manchar sua cabeça ou cair seus cabelos. No caso de vc lavar o carro e NÃO tirar todo o produto comercial, corre esse risco; manchar a pintura. E esses produtos NÃO são recomendados p/ lavar o carro no sol. O shampoo sem problemas !!! Mas procure lavar na sombra, pois no sol a espuma seca no carro e a sujeira "gruda" novamente e dificulta a lavagem.

5) Produtos comerciais têm alguns tensoativos que são mais agressivos para tirar manchas mais complicadas... mas atacam a películas da pintura (verniz). O shampoo te deixa limpinho, novinho, e sua pele não reclama. Logo, a "pele" do PEUGEOT tbm vai agradecer

6) PONTO FORTE!!!!! No caso de vc usar cera automotiva (PERFECT-IT, Grand Prix) e depois lavar o carro, com o shampoo vc tem uma durabilidade maior !!!!!!

Minha humilde dica: USE shampoo . ...Mas:

>>> NÃO use shampoo infantil. Devido às formulações, eles são "bobinhos" e para essa finalidade não servem. (Vc já viu pele de bebê suja como a de um adulto ?? não...) ele lava, mas a estética, levaria nota 4 e limpeza, 3. E NÃO retira totalmente a gordura, pois a pele do bebê precisa ficar hidratada, untada e eles não podem usar produtos de beleza para isso, então ficam com um pouco da gordura da pele. A "pele" do PUG ficaria com um pouco de gordura tbm...

>>> Dê preferência a shampoo com GLICERINA... aqui é mais técnico... não vem o caso, mas É melhor...

>>> Essas frescuradas que os shampoos têm, p.e. QUERATINA, SILICONE, servem para vc e muitas vezes para seu carro. Muitos produtos agem CONTRA os raios U.V-A e U.V-B... como vcs acham que a pintura branca fica "amarelada" e a preta "fosca" depois de anos ??? ... mas tenha noção...extrato de camomila... rs, só p/ lavar mesmo, pois os cabelos do PUG não vão clarear mais... 

Por fora garanto que vai ficar um espelho, mas e por dentro????
(tá longo né??? mas prometo que seu PEUGEOT vai agradecer)

Aspirador de pó: preciso dizer mais alguma coisa??

Manchas nos tecidos: recomendo







Para tirar dúvidas, seguem os links:
TUFF STUFF da STP
PROAUTO ESPUMA MÁGICA

Num artigo da 4 Rodas, o Tuff Stuff foi testado e aprovado na seção: "Cumpre o que promete?" Ed.: Julho/04 (na net não tem mais o artigo, mas quem tiver e revista pode conferir)

Painel: Pano úmido p/ tirar a sujeira e use silicone. Por que o silicone???

Os Fluidos de Polidimetilsiloxana, mais conhecidos como silicones e utilizados estão disponíveis em uma grande variedade de viscosidades (de 0,65 a 1.500.000 cStk), são conhecidos pelas suas propriedades lubrificantes, resistência à água e altas temperaturas; são principalmente empregados como:

Desmoldante
Lubrificantes de fios
Fluidos térmicos
Aditivos em produtos de limpeza
Fluidos dielétricos para transformadores e capacitores
Lubrificantes e aditivos para plásticos e borrachas
Meios de amortecimento
Aditivos em produtos cosméticos
Hidro-repelentes e amaciantes de couros

Tá e daí?? 

Para uso no filhote, este tipo de aplicação pode-se utilizar dois produtos: A.) óleo de silicone e B.) emulsão de silicone.

A.) Óleo de silicone: normalmente é usado diluído em algum solvente (querosene) e aplicado nas partes externas de carros, as quais não sejam atacados pelo solvente. Um dos problemas é que o solvente, que além de ter o forte odor, CORROI algumas partes do carro (leia mais abaixo comentário sobre o querosene). Esse óleo vc precisa comprar em casas especializadas e fazer em casa o produto.

B.) Emulsão de silicone: é um óleo de silicone emulsionado (óleo em água) que é diluído em água para a aplicação, tem a vantagem de poder ser aplicado tanto internamente como externamente e não tem o problema de odor do solvente. Essa emulsão é a mais encontrada no mercado (silicones para usar no carro). É esse que compramos normalmente.

>>> NUNCA use silicone em volantes, câmbio e tapete. Fica um limo de liso. Se vc tem certeza que não vai usar o carro nesse dia, pode passar no volante, câmbio, coifa para proteger e dar um brilho. Mas depois qdo for usar o carro use um pano para retirar o excesso e mesmo assim fica liso. CUIDADO.

Tapetes de borracha: Uma dica para eles ficarem com cara de novos: lave com água para tirar a sujeira. Jogue em cima deles água sanitária, alvejante, (Q-BOA) e esfregue com uma escova. Enxágue com água, deixe secar e verá que eles estão pretos e com cara de novos!!!! Cuidado aqui, pois se cair na sua roupa já era!!! desbota!!!
(*) Alguém poderia pensar em usar para lavar os pneus. Serve??? Claro. Mas a água sanitária tem hidróxido de sódio (soda cáustica) e cloro ativo que atacam o verniz da roda!!!

Terminou????  se quiser sim, mas se ainda quiser deixar o Leãozinho no salão de beleza: CERA NELE!!!!! 

Eu uso a linha Perfect-it da 3M  , mas ainda tem a linha Grand Prix.




CERA PROTETORA PLUS : Essa cera da 3M ainda serve para tirar pequenas manchas e arranhões DESDE que não tenha afetado muito o verniz e a tinta. Fácil aplicação (cera líquida), 500 mL, e dura mais de 30 dias!!!! Não sai na chuva!!! 




AUTO BRILHO : Esse produto é o último a ser usado num polimento profissional. O carro fica brilhando. Mas sai fácil com água. Portanto, se pegar chuva, vai ter que usar de novo !!!!

Cuidado pois as embalagens são idênticas, mudando apenas o nome e descrição dos produtos. 




CERA PROTETORA SPRAY : Essa cera é em Spray. ANTES de secar o carro (deve estar molhado) passe a cera e quando você for secando ao mesmo tempo estará dando o brilho!!!!




CERA SUPER PROTETORA PAST WAX : Essa cera é em pasta. Dá mais trabalho que a líquida. Se vc tiver uma furadeira com velocidade variável e MUITA, mas MUITA paciência o resultado é sensacional!!!

Os produtos que entram no polimento (massas de polir) não recomendo devido ao trabalho. Tem que usar politrizes, boinas, máscara, velocidade ideal p/ não queimar a pintura...deixa esse esquema para quem sabe; isso não é "bricolagem"... 

Esses links mostram alguns produtos da 3M:

REPARAÇÃO AUTOMOTIVA
POLIMENTO E ESPELHAMENTO
(Não sou revededor deles e nem ganho nada !!! só acho os produtos bons) 


ahhhh, minha última dica : Pneu pretinho ???? xarope de groselha (suco de groselha q vc compra em mercado  ) e álcool. Pegue uma medida (um copo) de cada um, misture e passe com pincel no pneu e deixe secar. Só não fique passando o dedo no pneu e depois me xingando pq não fica 100% seco  , aí que entra a coisa boa, o aspecto molhado . Mas se for em locais com poeira, ESQUEÇA.
Essa dica é para a noitada qdo vc leva O FILHOTE para sair e desfilar um pouco . Chega a doer de tanto que o pneu brilha. E NÃO se preocupem, pois essa mistura não agride NADA no pneu. Já ouvi gente falar q usa gasolina junto .... hummmm, álcool não é solvente de borracha e produtos derivado de petróleo, gasolina é. Se vc estiver com as mãos suja de graxa, gasolina tira, álcool não. Da química "semelhante dissolve semelhante".


Aqui um leve comentário sobre o querosene na lavagem: O querosene por ser derivado do petróleo é um hidrocarboneto (HC) que serve como "solvente" para outros HC.
Vc pode usar o querosene (um paninho molhado nele) para retirar manchas de pixe, óleo que fica na carroceria do carro. MAS NÃO USE EM PLÁSTICO E BORRACHAS pois ataca e tende a dissolver esses materiais.

Desculpem o "livro" .... mas as vezes a faculdade tbm ajuda mto na linha PUGMANÍACA !!!! outra coisa que a Bioquímica e Eng Química me ajudaram é sobre as lâmpadas blue da vida (PCP, CRISTAL VISION, GP-THUNDER...) TODAS tem o bulbo azul...rs...ninguém PROVA que tem 4000, 5000, 6000K...rs...mas isso é coisa pra outro tópico e com fotos das minhas PCP que formaram bolhas...rs ...mas é ciência pura e aplicada...rs


Abraços e espero poder ajudar aos novos amigos, 

Alexandre Magno

(Alguns podem já ter lido esse texto em outro clube. Eu fazia parte de outros 2 qdo tinha o Astra, mas a vida passa e evoluímos né???? rs...) 

Offline Doug

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 6.342
  • Reputação: 0
  • Desorganizador de Track Day
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #1 Online: Setembro 02, 2007, 02:11:01 pm »
Bem legal o texto...

Pena que eu perdi o tesão de lavar meu carro.. alias.. perdi o tesão no carro! heuaheuae

Offline Kaká

  • Premium
  • NDA Racing
  • Mensagens: 7.416
  • Reputação: 1
  • Meus bons drink...
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #2 Online: Setembro 02, 2007, 02:53:25 pm »
eu uso shampoo johnsons uheuheue

Offline Racelover

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 2.214
  • Reputação: 0
  • Incendiado man
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #3 Online: Setembro 02, 2007, 03:56:05 pm »
cai para o fixo!

Offline Maledetto GT

  • Premium
  • NDA Racing
  • Mensagens: 2.708
  • Reputação: 0
  • 9000 RPM... Será?
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #4 Online: Setembro 02, 2007, 03:54:36 pm »
huaeuheah eu faço tudo que é errado... lavo com máquina de alta pressão e uso aqueles "shampoo pra carro". Também... Eu desanimo de limpar o carro... Não tem garagem, lavo hoje daqui 2 dias mesmo que não chova ele já tá todo sujo... Tá cheio de ferrugem... Eu desanimei =/
Não ter garagem fechada é triste

Offline Passos

  • Administrador
  • NDA Racing
  • Mensagens: 30.379
  • Reputação: 5
  • Só tem um jeito de saber...
    • BimmerBrazil
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #5 Online: Setembro 02, 2007, 04:03:44 pm »
meus dois carros tem 5 metros de comprimento.... 10 metros totais... perderia um dia inteiro pra lava-los.... ai depois ia chover.... hehehe
'95 BMW ///M5 @ 340cv - 40kgfm - 6 Marchas

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Offline Racelover

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 2.214
  • Reputação: 0
  • Incendiado man
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #6 Online: Setembro 02, 2007, 04:18:42 pm »
meus dois carros tem 5 metros de comprimento.... 10 metros totais... perderia um dia inteiro pra lava-los.... ai depois ia chover.... hehehe

haihaiohaiohaiooiahoai

Lei de Murphy meu caro amigo

é implacavel....

uma vez estava a passar a segunda mão....todo feliz..que ia sair com meu gol..PRETO ainda...

e desatou a chover!

haiohaiohaoihaihaoihaoih ahaoihaoihaiohaoi


Offline rafaelaraujo

  • Visitante
  • NDA Racing
  • Mensagens: 557
  • Reputação: 0
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #7 Online: Setembro 02, 2007, 05:51:04 pm »
falando em cera pra quem tem paciencia recomendo uma que pra mim nao existe igual turtle wax espuma - show de bola pra carro escuro entao nunca vi igual.

Offline Doug

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 6.342
  • Reputação: 0
  • Desorganizador de Track Day
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #8 Online: Setembro 02, 2007, 06:42:56 pm »
huaeuheah eu faço tudo que é errado... lavo com máquina de alta pressão e uso aqueles "shampoo pra carro". Também... Eu desanimo de limpar o carro... Não tem garagem, lavo hoje daqui 2 dias mesmo que não chova ele já tá todo sujo... Tá cheio de ferrugem... Eu desanimei =/
Não ter garagem fechada é triste

EXATO !

Eu lavo na garagem de casa .. ainda levo uma vantagem...

Mas uso WAP direto na torneira e uma mangueira no balde com agua + shampoo pra 'lavar' ...

Offline Race Driver

  • Administrador
  • NDA Racing
  • Mensagens: 18.614
  • Reputação: 2
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #9 Online: Setembro 02, 2007, 07:44:33 pm »
ow perfeito isso......eu tava pensando sobre isso , pois como falei com o Pé na cova e o Rodrigo na sexta , esses produtos de lava rápido acabam com as palhetas do limpador..........porém como moro em prédio , não tenho aonde lavar

Scol

  • Visitante
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #10 Online: Setembro 12, 2007, 12:50:48 am »
Muito bom o texto, parabens mesmo.
faço varias coisas dai,
vou usar shampoo agora para lavar, e ver qq dá.

Offline Ricardo Costa

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 4.220
  • Reputação: 0
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #11 Online: Setembro 26, 2007, 06:26:15 pm »
eu lavo o carro mais o menos uma vez por semana

acho legal, eu gosto de lavar

legal as dicas, eu uso shampoo grand prix....vo comprar um shampoo normal agora

abraços

Offline Obom

  • Membro
  • NDA Racing
  • Mensagens: 2.449
  • Reputação: 0
  • PEMBA MALUCA !
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #12 Online: Dezembro 05, 2007, 06:01:46 pm »
vou explicar resumidamente como lavar o carro

1 - separe seus 10 a 20 reais no bolso.

2 - pegue o carro e dirija-se ao posto mais proximo que voce julgue confiavel

3 - chame o lavador e diga, qt voce quer pra dar uma geral no carro ?

4 - espere confortavelmente na loja de conveniencia do posto.

5 - saia feliz e em media 15 reais mais pobre.

:)
=)

DEXX

  • Visitante
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #13 Online: Janeiro 29, 2008, 09:14:38 pm »
Até uns anos atras eu tinha essa pegada de lavar o carros, mas aí descobri um Lava-rápido perto de casa que o cara cobra 40 conto pra lavar e mandar uma cerinha com uma maquina da polir...

A partir daí são duas lavagens simples e uma com encerada....

Uma bagatela de 60 reais por mês....

e a caranga sempre brilhosinha...

Offline Aranha

  • Premium
  • NDA Racing
  • Mensagens: 6.663
  • Reputação: 0
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #14 Online: Janeiro 29, 2008, 09:30:30 pm »
bom hein
mas para evitar qqr problemas eu prefiro não lavar

Offline Passos

  • Administrador
  • NDA Racing
  • Mensagens: 30.379
  • Reputação: 5
  • Só tem um jeito de saber...
    • BimmerBrazil
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #15 Online: Janeiro 29, 2008, 11:06:06 pm »
de vez em quando silverado ganha banho de vaselina no chassi tb, junto com cera pra todo o resto... 40pila.... senao, so quando chove, ou quando abastece que ganha ducha :) hehehe
'95 BMW ///M5 @ 340cv - 40kgfm - 6 Marchas

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Offline RS2

  • Premium
  • NDA Racing
  • Mensagens: 2.866
  • Reputação: 3
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #16 Online: Janeiro 29, 2008, 11:32:06 pm »
Eu não tenho o problema de voces... se eu lavar o carro fica limpo... até aí normal...
O problema é se eu lavar e quiser sair de casa... Fudeu! Tem terra e aí sujou tudo dinovo!
Hehehehe.

Que merda! Só posso mandar lavar quando deixo o carro no estacionamento ou quando vou sair e não voltar pra casa, senão... terra e as vezes barro!
Vida de sitiante é dose!
Na dúvida, acelere!

rob

  • Visitante
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #17 Online: Março 06, 2008, 01:12:09 pm »
So lavo o carro quando ganho a ducha no posto.....

ou quando a minha mãe enche o meu saco pra lavar o carro..!!!!!

carro branco é uma merda...
é igual a roupa branca... no comeco é branco.. mas depois de algumas lavagens.. pronto... é tudo menos branco.....

Fran

  • Visitante
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #18 Online: Novembro 28, 2008, 09:24:04 pm »
Eu sei que isso é tópico de como lavar carro, mas como vcs aceitaram minha condição de motoqueira, agora vcs vão ter que me engolir, hauhauhau.
E pra lavar moto?
Lavo com shampoo tbm? e a correia e tudo mais, depois tem que engraxar de novo? Com o que? Passo silicone em alguma coisa, tipo guidão? (será que vai ficar escorregadio e eu vou me matar?

Offline Passos

  • Administrador
  • NDA Racing
  • Mensagens: 30.379
  • Reputação: 5
  • Só tem um jeito de saber...
    • BimmerBrazil
Re: Como Lavar o Carro!
« Resposta #19 Online: Novembro 28, 2008, 09:33:23 pm »
leva no lava rapido, gasta 5 reais, e poupe-se do trabalho
'95 BMW ///M5 @ 340cv - 40kgfm - 6 Marchas

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.