Autor Tópico: Desgaste de pneus  (Lida 3608 vezes)

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
  • Reputação: 2
Desgaste de pneus
« Online: Junho 14, 2011, 12:50:22 pm »
Pergunta para quem entende um pouco mais de pneus. Caso a assunto esteja duplicado, favor mover. Procurei algo semelhante, mas não encontrei.

Meus pneus traseiros (Toyo R888 215/45R17) sofreram um desgaste irregular na banda externa no último TD de Interlagos. O desgaste foi praticamente igual nos 2 pneus traseiros, sempre nas bandas externas. Meu carro tem cambagem negativa de -2,5º na traseira.

Os pneus dianteiros, apesar da cambagem só de -1º, não sofreram o mesmo tipo de desgaste irregular.

Suspeito que tenha sido por calibragem muito baixa. Nunca tive a oportunidade de medir as temperaturas para acertar a pressão dos pneus, então a calibragem é bem empírica mesmo. Tenho utilizado mais pressão na traseira do que na frente e a suspensão um pouco mais dura na traseira. O comportamento do carro sempre foi mais dianteiro.

Alguém opina?

Offline Fernando Martins

• Premium
  • NDA Racing
  • Reputação: 9
  • Estudar é um ato político
Re: Desgaste de pneus
« Resposta #1 Online: Junho 14, 2011, 12:57:17 pm »
que pressão nos traseiros? qual a temp +/- no dia. Como é a convergência na traseira?
Carro muito dianteiro pode ser por pouco camber na frente, pouco caster, frente muito rígida etc
« última modificação: Junho 14, 2011, 12:58:12 pm por Fernando Martins »

302 XURS Fire flex kkkk

Offline Fabinho

• Membro
  • NDA Racing
  • Reputação: 0
« Resposta #2 Online: Junho 14, 2011, 01:11:39 pm »
pra uma boa durabilidade nos pneus... geralmente coloca uns 27 / 28 e ele vai ficar nos 35 / 36 quente.. isso se tratando de pista.... em TD.. ai o desgaste é bem menor
Fabinho
PUG 207 1.6 16v

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #3 Online: Junho 14, 2011, 01:26:01 pm »
que pressão nos traseiros? qual a temp +/- no dia. Como é a convergência na traseira?
Carro muito dianteiro pode ser por pouco camber na frente, pouco caster, frente muito rígida etc
29 na traseira. Enquanto não choveu estava bem quente. Convergência de -0,10º na traseira.

Tenho certeza de que o carro é bastante dianteiro por falta de cambagem, mas o papo aqui é sobre o desgaste irregular dos pneus traseiros.

Offline otocity

• Premium
  • NDA Racing
  • Reputação: 1
« Resposta #4 Online: Junho 14, 2011, 01:30:26 pm »
Quando andei lá tambem pensei em colocar en torno de 30 libras para quado quente fikar em torno de 35....
Mais perguntei a meu colega do sauva preparaçoes que anda com gol do marcas e pilotos e me
disseram pra por em torno de 40 que eles usam em media isso... mais confesso que fiquei um pouo com medo...

Bem eu andei 45 min lá com pneu Pirelli Dragon 195/50 r15, estava com 38 libras na dianteira e 36 atras e 1,5º de cambagem na dianteira e 1º na traseira e nao tive problema algum, foi perfeito!.... mais vi muitos carros com 28 e com o mesmo desgaste que voce disse em parte externa! tenho ideia eu que seje por calibragem mesmo!!

:sparta:

Offline Ricardo 37

• Premium
  • NDA Racing
  • Reputação: 8
  • como sou gay pqp
« Resposta #5 Online: Junho 14, 2011, 01:32:20 pm »
a suspensão do Calibra quando mais baixa ganha convergência mesmo
arruma isso que o desgaste some e o carro tb fica mais esperto !

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #6 Online: Junho 14, 2011, 01:38:35 pm »
Vejam esta foto. Parece que perde totalmente a cambagem traseira.

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #7 Online: Junho 14, 2011, 01:39:46 pm »
a suspensão do Calibra quando mais baixa ganha convergência mesmo
arruma isso que o desgaste some e o carro tb fica mais esperto !
Mas um pouco de convergência na traseira justamente não ajuda nas curvas?

Offline Ricardo 37

• Premium
  • NDA Racing
  • como sou gay pqp
« Resposta #8 Online: Junho 14, 2011, 01:42:38 pm »
Mas um pouco de convergência na traseira justamente não ajuda nas curvas?
segundo a Citroen ajuda kkkkk
procura o tópico sobre CATT na seção "mecânica e preparação"

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #9 Online: Junho 14, 2011, 01:47:05 pm »
Quando andei lá tambem pensei em colocar en torno de 30 libras para quado quente fikar em torno de 35....
Mais perguntei a meu colega do sauva preparaçoes que anda com gol do marcas e pilotos e me
disseram pra por em torno de 40 que eles usam em media isso... mais confesso que fiquei um pouo com medo...

Bem eu andei 45 min lá com pneu Pirelli Dragon 195/50 r15, estava com 38 libras na dianteira e 36 atras e 1,5º de cambagem na dianteira e 1º na traseira e nao tive problema algum, foi perfeito!.... mais vi muitos carros com 28 e com o mesmo desgaste que voce disse em parte externa! tenho ideia eu que seje por calibragem mesmo!!

:sparta:

Você andou com calibragem maior na dianteira do que na traseira? Se teu carro é tração dianteira, os pneus dianteiros vão esquentar muito mais por causa da tração e da frenagem e isto vai fazer com que a pressão na frente fique maior ainda. Será que isto está correto?

Offline otocity

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #10 Online: Junho 14, 2011, 01:49:22 pm »
Bem pensei na questao do peso do carro com mais carga na dianteira para eles nao dobrarem nas curvas coloquei mais na dianteira preocupado mesmo com desgastes pois eram pneus novinhoss!!!

e só mais uma duvida de um leigo!!! o que é "CATT" !??!!?!?  vlw!!

Offline Passos

• Administrador
  • NDA Racing
  • Reputação: 5
  • Só tem um jeito de saber...
    • BimmerBrazil
« Resposta #11 Online: Junho 14, 2011, 01:50:05 pm »
geometria de suspensao eh algo complicado.... dizem as regras empiricas do universo automotivo que um carro tracao dianteira tem que andar com um pouco de DIVERGENCIA atras, com a traseira um pouco aberta, e nao fechada..... mas claro, eh algo empirico e nao vale pra tudo....

quer uma dica? bota a geometria original do carro, ou zera a convergencia pelo menos, e veja como fica o desgaste....
'95 BMW ///M5 @ 340cv - 40kgfm - 6 Marchas

You wash your car like it was your firstborn child, you tend to its needs like
it was your own body, you protect it like it's your family,
then you drive it like you stole it.

Offline Ricardo 37

• Premium
  • NDA Racing
  • como sou gay pqp
« Resposta #12 Online: Junho 14, 2011, 01:51:43 pm »
segundo a Citroen ajuda kkkkk
procura o tópico sobre CATT na seção "mecânica e preparação"
putz não procura não... acabei de olhar lá e tá uma bagunça só hahahaha

na minha opinião seu problema é a geometria sim
eu zeraria a convergência e deixaria alguma cambagem
« última modificação: Junho 14, 2011, 01:51:58 pm por Ricardo 37 »

Offline otocity

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #13 Online: Junho 14, 2011, 01:58:26 pm »
putz não procura não... acabei de olhar lá e tá uma bagunça só hahahaha

na minha opinião seu problema é a geometria sim
eu zeraria a convergência e deixaria alguma cambagem
:cheers2:

Bem a minha opnião sincera para pista é a transferencia de peso! no meu caso eu fui pra lá com a dianteira bem firme e a traseira apenas com amortecedores pouco mais rigidos e sentia que meu carro inclinava muito e se escapar a chance de chicotear é muito grande.... para este Speed Weekend vou tentar uma coisa nova.

Além do amortecedores mais rigidos na traseira eu travei o curso de retorno do mesmo para ver se nao tenho essa inclinacao do carro!! é uma ideia e acho que para tracao dianteira vale a pena!!

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #14 Online: Junho 14, 2011, 03:10:31 pm »
geometria de suspensao eh algo complicado.... dizem as regras empiricas do universo automotivo que um carro tracao dianteira tem que andar com um pouco de DIVERGENCIA atras, com a traseira um pouco aberta, e nao fechada..... mas claro, eh algo empirico e nao vale pra tudo....

quer uma dica? bota a geometria original do carro, ou zera a convergencia pelo menos, e veja como fica o desgaste....

Acho que vou fazer isto sim, e colocar estes pneus com desgaste para rodar na frente em Piracicaba. Assim posso observar melhor o desgaste.

Mas queria esgotar melhor o assunto da calibragem. Li aquele site Turn Fast e tudo me leva a crer que a calibragem deve ser bem menor na frente do que atrás em carros com tração dianteira. Só não sei ao certo o quanto.

Offline otocity

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #15 Online: Junho 14, 2011, 03:23:57 pm »
Bem todos os setups que eu vi de tração dianteira do marcas com pneu radial e força livre com slicks sempre doi dianteiro maior que traseiro..... bom vamus ter essa chance de testar Giba lá em Pira! vamus trocar ideias dessess testess aii ...  vc vai nos 2 dias??

Offline romano_cwb

• Membro
  • NDA Racing
  • Reputação: 0
« Resposta #16 Online: Junho 14, 2011, 03:45:45 pm »
...
Mas queria esgotar melhor o assunto da calibragem. Li aquele site Turn Fast e tudo me leva a crer que a calibragem deve ser bem menor na frente do que atrás em carros com tração dianteira. Só não sei ao certo o quanto.
Eu procurei/li bastante sobre isso e tudo o que encontrei dizia sempre em primeiro lugar a variação de caso a caso (entre carro/acerto/tocada/tipo de pneus/temperatura).

No meu caso, sem comparar nossa tocada/carro, senti extrema diferença entre o VI e VII TD com meu carro, onde no VI usei 32psi nas 4 (com pneus "normais", frios). O carro escoregava muito, principalmente a traseira e os pneus tiveram os ombros mascados e laterais bem "riscadas".
No VII usei os Hankook RS-2 na traseira, com 34 psi nas 4 rodas (frio). Foi completamente diferente! Traseira segura, os RS-2 sem qualquer vestígio de desgaste. Um exemplo que ficou foi o "pretinho" do pneus nas laterais (intacto), coisa que no VI TD ficou visível a drobra do ombro e o desgaste na banda de rodagem.

Offline Fernando Martins

• Premium
  • NDA Racing
  • Reputação: 9
  • Estudar é um ato político
« Resposta #17 Online: Junho 14, 2011, 08:18:43 pm »
Giba, analisando por fora, olhando a foto:
Seu carro guinou pra frente e rolou pra direita bastante até, uma barra anti-roll maior dianteira iria ajudar. Tirando esta rolagem, ja diminuiria a perda de cambagem na traseira.

Para melhorar seu setup, PELA FOTO, seu pneu dianteiro precisa de mais pressão. Mais cambagem na dianteira ajudaria em muito e talvez nem necessite de mais pressão na dianteira.

Se seu carro tem comportamento dianteiro, precisa melhorar a tendência dele fazer curva, ou faz rolar a traseira deixando ela mais dura ou faz o carro apontar mais: + camber + caster, divergência na frente eu deixo original pra não perder fim de reta.

Na traseira tem que usar convergente, divergente vai fazer você perder o carro em curva de alta. E curva de baixa é até divertido, mas em alta é catástrofe. Dakar usa 2° conv na traseira.

Resumindo, uma barra antiroll dianteira maior e mais cambagem na dianteira, já resolveria.

302 XURS Fire flex kkkk

Offline otocity

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #18 Online: Junho 14, 2011, 08:36:32 pm »
O meu com a config que passei:::

vlw!!

Offline Giba

• Premium
  • NDA Racing
« Resposta #19 Online: Junho 14, 2011, 08:51:04 pm »
Giba, analisando por fora, olhando a foto:
Seu carro guinou pra frente e rolou pra direita bastante até, uma barra anti-roll maior dianteira iria ajudar. Tirando esta rolagem, ja diminuiria a perda de cambagem na traseira.

Para melhorar seu setup, PELA FOTO, seu pneu dianteiro precisa de mais pressão. Mais cambagem na dianteira ajudaria em muito e talvez nem necessite de mais pressão na dianteira.

Se seu carro tem comportamento dianteiro, precisa melhorar a tendência dele fazer curva, ou faz rolar a traseira deixando ela mais dura ou faz o carro apontar mais: + camber + caster, divergência na frente eu deixo original pra não perder fim de reta.

Na traseira tem que usar convergente, divergente vai fazer você perder o carro em curva de alta. E curva de baixa é até divertido, mas em alta é catástrofe. Dakar usa 2° conv na traseira.

Resumindo, uma barra antiroll dianteira maior e mais cambagem na dianteira, já resolveria.

É, sobre a cambagem dianteira eu tenho certeza, mas fico com medo de mexer e estragar os amortecedores que são Koni reguláveis (caros pra dedéu). Conheço um cara que colocou -3º na dianteira com camber plate e teve problemas com os amortecedores.

Já sobre a barra, estava pensando em colocar uma mais parruda na traseira. Até pedi para o RJ me emprestar uma de um Calibra desmontado que ele tem para tirar um molde e mandar fazer mais grossa. Será que estou errado?